"O
crente não é alguém que busca.
O crente não quer buscar nada.
É por
isso que ele acredita.
O crente quer evitar a busca, por isso ele
acredita.
O crente quer ser levado, salvo.
Ele precisa de um salvador,
ele está sempre em busca de um messias — alguém que possa comer por ele,
mastigar por ele, digerir por ele.
Mas, se eu comer, a fome que você
tem não será saciada.
Ninguém pode salvá-lo, a não ser você mesmo.
A
crença não tem nada a ver com a verdade.
Você pode acreditar que é
noite, mas o dia não vai anoitecer só porque você acredita nisso.
Ele
não vai se tornar noite.
Você está vivendo um tipo de alucinação.
Existe
este perigo na crença: ela faz você achar que conhece a verdade.
E como
faz você achar que conhece a verdade, isso se torna uma grande barreira
na busca.
Acredite ou desacredite e você estará bloqueado — porque a
descrença nada mais é do que a crença numa forma negativa.
O católico acredita em Deus, o comunista acredita em um não deus: ambos são crentes.
Vá para a Caaba ou vá para o Comintern, vá para o Kailasa
ou para o Kremlin — é tudo a mesma coisa.
O crente acredita que é assim,
o descrente acredita que não é.
E pelo fato de os dois já terem chegado
a uma conclusão, sem se darem ao trabalho de ir lá e descobrir por si
mesmos, quanto mais forte for a crença, maior será a barreira.
Eles
nunca farão uma peregrinação, não é preciso.
Viverão cercados pela
própria ilusão, criada e sustentada por eles mesmos.
Pode ser
reconfortante, mas não é libertador.
Milhões de pessoas estão
desperdiçando a vida com a crença e a descrença.
A busca pela verdade
começa quando você deixa de lado todas as crenças.
Você diz: "Eu
gostaria de encontrar a verdade por mim mesmo. Não acreditarei em Cristo
e não acreditarei em Buda. Eu gostaria de me tornar eu mesmo um Cristo
ou um Buda. Gostaria de ser uma luz para mim mesmo."
Por que você
deveria ser cristão?
Seja um Cristo se você puder, mas não seja um
cristão.
Seja um Buda se tiver algum respeito por si mesmo, mas não seja
um budista.
O budista acredita. O Buda sabe.
Se você pode saber, se é
possível saber, então por que se contentar em acreditar?"
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