segunda-feira, 2 de maio de 2016

Por que Existe Maldade no Mundo?





Por que existe maldade no mundo?

Zorba e Basil discutiam sobre o tema sem chegarem a um acordo...
Zorba dizia que o homem é bom por natureza, enquanto Basil afirmava que havia homens que já nasciam com o coração cheio de maldade.
 
Ao anoitecer, Zorba, que era empregado de Basil, teve uma ideia criativa: vestir-se com um lençol branco, fingindo ser um fantasma para ensinar uma lição ao chefe e assim o fez...

Enquanto Basil dormia, Zorba sabendo do medo do chefe, entrou em seu quarto e começou a gritar como um fantasma.
Basil acordou assustado, pulou da cama e acertou um soco no rosto de Zorba que rapidamente caiu no chão...

- Mestre! Mestre! Sou eu, Zorba!
- Zorba? É você? Mas o que está fazendo?

Basil acendeu a luz enquanto Zorba se levantou e tirou seu "traje fantasma"...

- Mestre? Por que me atacou?
- Ora... fiquei com medo e tive que reagir...

Zorba respondeu:
- Sabe... é assim que está funcionando a humanidade: todo mundo tem medo de todo mundo porque estão enxergando o próximo não como homem mas como fantasma. 
Mas as pessoas não são más porque querem ser más... elas reagem dessa forma, atacando umas às outras simplesmente porque pensam que assim podem se defender, exatamente como o senhor fez comigo. Por ter medo e ser ignorante em relação a quem eu era, o senhor me atacou.

Eu nunca deixei de ser Zorba, mas minha aparência te fez pensar que eu fosse uma ameaça. 
E é isso o que o medo e a ignorância fazem com o homem: fazem com que ele enxergue o seu semelhante como um inimigo em potencial, como alguém que precise ser destruído antes que o ameace com destruição, como alguém que precise ser ferido antes que o possa ferir... e então, a maldade se propaga. 
Todos estão olhando o próximo como se fosse um fantasma a ser temido, em vez de apenas olhar a verdade - que por baixo dos panos, por trás das aparências... todos compartilhamos da mesma humanidade, das mesmas dores, das mesmas felicidades, das mesmas angústias existenciais e também dos mesmos sonhos. 
Nenhuma criança cresce sonhando em jogar uma bomba atômica e matar todos os habitantes de uma cidade... tenho certeza que quando criança você nunca sonhou com isso. Os sonhos são formas de se auto-realizar, de trazer alegria para essa existência e fazer do mundo um lugar melhor para se viver. 
A questão é: como você escolhe viver? Fingindo ser fantasma para assustar e afastar os outros ou como homem, sem falsas aparências, apenas expressando a tua própria humanidade, expressando quem realmente você é?

- Zorba, você sempre me surpreende...  




Nenhum comentário:

Postar um comentário