quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Sobre Gestalt - Em Flow


 

Começo a brincar de Flow (clique aqui), descrevendo tudo o que se passa na minha mente.
Isso é divertido, já faz alguns dias que não brinco de Flow (clique aqui).
É muito curioso observar que de fato as palavras vão surgindo na minha mente, se organizando por conta própria, tomando a forma que querem tomar... isso me lembra o princípio da auto-regulação organísmica formulado por Kurt Goldstein, mas não quero falar sobre isso agora.

Gestalt-Terapia! Confesso que eu gostaria de escrever algo a respeito sobre o tema.
Algo no estilo "Como usar a Gestalt-Terapia para promover o crescimento psicológico".

O objetivo da Gestal-Terapia é tornar a pessoa madura.
Segundo Frederick Perls, criador dessa abordagem, a pessoa madura é aquela que substitui o suporte ambiental pelo auto-suporte... porra... o cursor do meu pc fica trocando de lugar, ele muda de lugar na tela sozinho... perdi um pouco a porra do fio da meada... huahuahua.

Voltando ao assunto: porra... aconteceu de novo... merda de cursor...
Não, eu não falo tanto palavrão assim na vida real, só estou dizendo agora pra tornar esse texto mais interessante, caros amigos... eu sei que vocês gostam dessa merda... huahuahua

Então, como eu estava dizendo, Frederick Pels dizia que o amadurecimento ocorre quando o indivíduo é capaz de substituir o suporte ambiental pelo auto-suporte.
Vamos dar um exemplo: pense numa pessoa religiosa.
Ela espera que o livro sagrado ou seu líder religioso seja capaz de lhe dizer o que fazer, como ela deve levar uma vida mais "santa" e regrada de acordo com os conceitos divinos.
Reconheço que este não é um bom exemplo, já que as pessoas têm o direito de escolherem as religiões que elas quiserem, mas do ponto de vista da Gestalt-Terapia, a pessoa que fizesse o que comentamos, a pessoa que esperasse respostas do seu ambiente, respostas dos outros sobre como ela deveria levar a sua vida, seria uma pessoa imatura do ponto de vista psicológico.

O auto-suporte ou self-suport significa ser capaz de encontrar o apoio que você precisa em si mesmo.
Significa ser corajoso o suficiente para levar a vida que você deseja levar independentemente de estar certo ou errado.
Se por acaso você estiver errado, a própria vida vai lhe mostrar que você está cometendo erros e sendo um observador imparcial da realidade, você terá sabedoria o suficiente para adequar os teus comportamentos, as tuas ações e assim viver de forma equilibrada, de forma saudável na qual você não irá gerar prejuízos a si mesmo.

Agora fiquei sem palavras. Fechei uma Gestalt, concluí um pensamento, posso dar tempo à minha mente para que um novo pensamento surja... e então, sobre o que mais eu quero falar? Ao fazer esta pergunta, dou-me conta de que já internalizei este processo. Costumo fazer perguntas a mim mesmo para direcionar o meu pensamento, direcionar o meu foco para onde eu quiser e assim ter ideias mais proveitosas.

E eis que surge um novo assunto sobre o qual eu posso falar.
É algo que eu gosto de chamar de "Perguntas FESEQ".
Frederick Perls disse que existem 5 perguntas básicas que um psicólogo deve usar com seu paciente.
Ou no nosso caso, há 5 perguntas básicas que podemos usar em nós mesmos para promover o auto-conhecimento.

Primeiramente, devo salientar que são 3 perguntas principais e 2 secundárias. 
São elas:
O que estou Fazendo?
O que estou Sentindo?
O que Quero?

E as 2 secundárias são:
O que Evito?
O que Espero?

Entendeu o porquê de eu chamá-las de "Perguntas FESEQ"?
Se por acaso não percebeu, devo dizer que você é muito ruim como observador.
Observe as letras iniciais das palavras principais dentro das perguntas que fiz e você vai me entender...

Pois bem... como se usa as perguntas FESEQ?
Como na Gestalt-Terapia temos uma abordagem fenomenológica-existencial, não costumamos perder tempo com teorias quando o negócio é sério. Vamos direto ao exemplo prático. Esta é a melhor forma de aprender.

Está escurecendo aqui na sala de casa. Olhei para o relógio e já se passaram 20 minutos desde que comecei a digitar... huahuahua... estou em Flow a 20 minutos! Passou tão rápido que nem percebi... foda-se... vou continuar meu Flow e voltar ao assunto...

Um exemplo prático de como usar as perguntas FESEQ... quem conhece meu estilo, sabe que gosto de usar temas relacionados ao Pick Up, afinal, foi uma época interessante e divertida da minha vida, é algo que faz parte da minha história pessoal.

Pois bem...
Imaginemos que um PUA (Pick Up Artist ou Artista da Sedução) está passeando no shopping.
Ele avista uma mulher atraente, o tipo que de fato faz o tipo dele.
O PUA decide abordá-la, mas não consegue.
Por ser inexperiente, ele sente a chamada "Ansiedade de Aproximação" (AA) e fica travado.

25 minutos se passaram de acordo com esta nova vez que olhei para o relógio... desculpe-me por interromper o texto, você que está lendo isto agora, hehe, vou me concentrar melhor desta vez...

Voltando a nossa história, o PUA sentiu-se travado devido à AA, ele não conseguiu abordar...
Voltou para casa e decidiu aplicar a Gestalt-Terapia em si mesmo para aprender alguma coisa.

Frederick Perls, em seu livro Gestalt-Terapia Explicada, afirmou que "A Tomada de Consciência Tem Efeito De Cura". Essa é uma das premissas básicas da Gestalt, tomar consciência de si mesmo é essencial.

Então... o jovem da nossa história, agora que está em casa, vai usar as Perguntas FESEQ para aprender o que a própria situação é capaz de ensinar.
Ele deve recriar o contexto da situação e vivenciar o ocorrido de forma psicodrámatica (clique aqui).
Para isso, o mais conveniente é que ele esteja num cômodo, sozinho em casa, para que tenha liberdade de fazer o que precisa ser feito, inclusive conversar consigo mesmo e em voz alta... estando sozinho, não há o risco de pensarem que ele está louco, hehe.

Pois bem: o indivíduo deve recriar a a cena como se fosse uma peça de teatro, de acordo com as lembranças que surgirem em sua memória:
Ele de pé, sozinho na sala, por exemplo, vai começar a recordar o que ocorreu e tomar consciência tanto do ocorrido externamente no ambiente quanto o ocorrido internamente na sua mente e no seu corpo.

Um exemplo de ele fazendo isso, narrando em voz alta:
"Estou andando pelo shopping center.
Estou calmo e relaxado.
Pensei em comprar uma camisa bacana na loja Lupo e estou andando até lá"
A primeira coisa que preciso destacar: percebam que ele faz isso narrando o ocorrido no PRESENTE  e vivenciando a cena enquanto ela ocorre no AQUI AGORA.  Continuando:

"Agora eu avisto uma bela mulher.
Estou vendo uma loira com lábios carnudos, cabelos compridos, baixinha, quadril largo, coxa grossa.
Ela está bem vestida com roupas apertadas que se encaixam perfeitamente em seu belo corpo com belas curvas"
Aqui ele está tomando consciência do que aconteceu externamente no ambiente.

"Neste momento, penso em ir falar com ela, mas estou nervoso.
Sinto meu coração batendo forte, minha respiração está acelerada, acho que estou suando um pouco"
Aqui, ele começa a tomar consciência interna, do que acontecia em seu corpo.

"Eu queria falar com ela, mas penso que se eu for ela pode dizer não e me rejeitar. Sinto que não estou pronto para isso, sinto que não consigo lidar com a rejeição, não sou capaz de fazer papel de idiota e abordá-la... melhor eu não falar com ela".
Aqui ele toma consciência do processo interno que acontecia em sua mente. Ele percebe as chamadas FANTASIAS que se passavam em sua mente antes da abordagem: ser rejeitado, fazer papel de idiota...

"Não consigo mais olhar para ela. Neste momento, desvio o meu olhar e estou percebendo que realmente não tenho nenhuma condição de falar com ela. Desejo evitar todo o tipo de possível constrangimento se eu falasse"
Novamente, ele está tomando consciência do ocorrido. Neste ponto, ele se dá conta do que evita: ele não consegue mais olhar pra ela, não consegue abordá-la, está fugindo de uma rejeição imaginária.

Esta é a Gestalt-Terapia.
Percebam que o objetivo desta técnica é você ser capaz de tomar conhecimento de coisas, detalhes que antes você não havia notado. É muito importante que você seja capaz de entrar em contato com suas emoções e re-experimentá-las. Lembre que o organismo possui capacidade de se auto-regular.

O teu próprio organismo sabe como lidar com suas emoções se você criar o espaço propício para que ele aprenda a fazer isso. Não tente esconder nada de si mesmo, não justifique, não analise, não julgue, não ponha a culpa em ninguém.
Simplesmente, aceite tudo o que vier, afinal todas as emoções que surgirem são você mesmo.
Este é o princípio da totalidade da Gestalt. Tudo o que surgir dentro de você é você mesmo... e precisa ser expresso... esse é o caminho da aceitação e do auto-conhecimento...

Olho outra vez para o relógio... já se passaram... deixa eu pensar... uns 45 minutos desde que comecei a digitar isso... huahuaua

Foi divertido escrever isso, espero que quem leia tenha gostado.
Este foi um texto escrito totalmente em Flow, sem distrações, sem interrupções... 45 minutos de pura digitação e expressão de minha parte...

Sei que ficou grande e não me importo.
Sei que, quem quer que leia isso, será alguém realmente interessado no assunto, há algumas jóias preciosas no meio de todo esse vasto conjunto de palavras que estava em minha mente, haha...

Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário