quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Honestidade Radical


 

"[...] uma coisa muito prática que podemos fazer para dar o Passo Dois, dos Dez Passos para Nos Tornarmos um Facilitador Espiritual, é conversarmos uns com os outros. 

Parece muito óbvio, não? Quer dizer, não é o que todo mundo faz? 
Não. Na verdade, é mais comum as pessoas passarem pelas outras em suas vidas sem dizer uma palavra. E, quando dizem, raramente ela é completamente verdadeira e honesta. 

Não aprendemos a ser honestos uns com os outros. De fato, nosso mundo nos ensinou a mentir. Fomos treinados para mentir (mesmo por omissão, pois uma “mentira” pode ser algo que é dito ou que não é dito...) e aprendemos que quando dizemos a verdade raramente somos recompensados, mas somos, efetivamente, punidos pela vida. 

O resultado é que muitas pessoas passam pela vida pesando cada palavra, avaliando silenciosamente cada situação, percebendo cada momento e o que ele parece requerer, e tentando descobrir como podem dizer o que precisam dizer para chegarem onde querem chegar, de modo a sobreviverem com a felicidade intacta. 

Tentamos fazer isso sem comprometer demasiadamente nossa integridade, mas muitos de nós abrimos mão de nossa integridade se considerarmos que a nossa sobrevivência – ou alguma coisa que realmente queremos – está em risco. Assim, quando digo aqui que uma maneira prática para darmos o Passo Dois – concordarmos uns com os outros – é conversarmos uns com os outros, não estou me referindo a uma simples troca de palavras entre um ou dois idiomas da humanidade. Estou falando sobre dizer a verdade, do fundo do coração. 

Não é o tipo de conversa com que estamos acostumados. 
Não é o tipo de comunicação que a maioria das pessoas chamaria de normal. 
É o tipo de comunicação em que muitos de nós desejaríamos nos empenhar, mas muitos de nós temos medo de fazê-lo. 

Então, não o fazemos com muita freqüência, nem com muitas pessoas. 
CcD diz que há Cinco Níveis para Dizer a Verdade. 

Nível 1: Dizer a verdade sobre você para você. 
Nível 2: Dizer a verdade sobre o outro para você. 
Nível 3: Dizer a verdade sobre você para o outro. 
Nível 4: Dizer a verdade sobre o outro para esse outro. 
Nível 5: Dizer a verdade sobre tudo para todo mundo. 

Não vou entrar numa argumentação e descrição desses Cinco Níveis para Dizer a Verdade, porque acredito que para as pessoas que estão lendo este livro a lista acima fala por si mesma. (Se você quiser mais detalhes, pode encontrá-los no livro Conversando com Deus – Livro 2). 

O que eu descobri sobre dizer totalmente a verdade, ou o que meu amigo Brad Blanton chama de honestidade radical (ele escreveu um livro com esse nome que vale a pena você ler) – é que raramente ocorrem os resultados que tememos, que são rejeição, perda e não aceitação. 

Nos momentos em que tive a coragem de realmente dizer a verdade para as pessoas, toda a verdade, tanto sobre mim mesmo quanto sobre elas, ou sobre nós, quase sempre vivi um momento surpreendente de calma e auto-aceitação, e quase sempre estava presente uma boa vontade por parte do outro para me aceitar como sou, e perdoar as fraquezas que eu possa ter, deliberadamente ou inadvertidamente, exposto. 

Estou dizendo a você que dizer a verdade funciona. 
E é apenas quando duas pessoas podem sentar e falar suas verdades uma à outra que elas podem pelo menos esperar atingir um lugar onde cheguem a uma conclusão sobre a outra – que a outra pessoa não é realmente má, mas é como nós."

Por: Neale Donald Walsch (livro - Parte da Transformação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário