sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PNL x Gestalt

 
 
 
 
 
"Na verdade, não é que eu não use mais pnl, apenas deixou de ser o meu foco.
Há muitas coisas boas na pnl que podem ser aproveitadas diariamente como o rapport e sistemas representacionais, mas para criar verdadeira evolução e maturidade do ser, acredito que Gestalt seja mais apropriada e completa.

Frederick Perls, em seu livro Gestalt-Terapia Explicada, disse que "A Tomada de Consciência Tem Efeito De Cura".
Essa é uma das máximas que levo pra minha vida e é a técnica que utilizo - Tomada de Consciência.

De forma prática: digamos que tenho ansiedade de aproximação e não consigo abordar uma mulher.
No exato momento em que isso acontecer, não uma hora depois ou um dia depois nem um ano depois, mas no exato momento em que um "sintoma" se manifestar devo imediatamente captar a sua manifestação e observá-lo.
E quando digo observá-lo, quero dizer que devo aceitar que ele faz parte de mim e permitir que ele se manifeste de forma total na minha mente e no meu corpo enquanto mantenho consciência dele, ou seja, preciso permitir que o sintoma ganhe EXPRESSÃO dentro de mim em vez de reprimi-lo, julgá-lo, analisá-lo, interpretá-lo, distorcê-lo ou seja lá o que for...

Perceba que na Gestalt ninguém pode fazer esse trabalho por você.
A forma que você lida com o teu "sintoma" é total responsabilidade sua.
É uma autêntica forma de lidar com o "problema" cara-a-cara e literalmente começar a se conhecer.
E a partir desse auto-conhecimento você amadurece e se desenvolve porque você passa a se INTEGRAR, a tornar-se inteiro.
Não vai mais existir dualidade - o você e a parte que você rejeita, o você e a parte que você não gosta, você e o seu "sintoma".
Vai haver simplesmente unidade - VOCÊ e nada mais, VOCÊ e total aceitação de quem você é, autêntica paz consigo mesmo.

Na pnl, eu não vejo isso.
Na pnl, penso que falte uma parte filosófica de auto-desenvolvimento.
A pnl parece mais um truque pra vc conseguir resultados rápidos...
É como se o sujeito tivesse um "sintoma", ele vai até o master de pnl que o ajuda a resolver o problema.
Mas isso não faz a pessoa amadurecer, não faz cresce-la de dentro pra fora, não aumenta sua consciência para que ela por conta própria possa lidar com os próximos problemas que estão por vir.
 
Apenas minha opinião..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário