sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Emergência Espiritual


 


SINOPSE:
"A principal idéia desenvolvida neste livro é de que algumas das experiências dramáticas e dos  estados  mentais  incomuns  que  a  psiquiatria  tradicional  diagnostica  e  trata  como distúrbios  mentais  são,  na  verdade,  crise  de  transformação  pessoal  ou  emergências espirituais. Episódios dessa espécie têm sido descritos na literatura sagrada de todas as épocas  como  resultados  de  práticas  de  meditação  e  como  marcos  do  caminho  místico, em suma, experiências dotadas de um conteúdo ou sentido espiritual bem claro. 

Quando entendidas adequadamente e tratadas de maneira compreensiva, em vez de suprimidas pelas rotinas psiquiátricas padronizadas, essas experiências podem ter um efeito  de  cura  e  produzir  efeitos  benéficos  nas  pessoas  que  passam  por  elas."

Stanislav Grof, representante da Psicologia Transpessoal, publicou um livro intitulado Emergência Espiritual.
Basicamente, ele diz que existem dois tipos de distúrbios mentais: o patológico e o saudável.
Na verdade, ele não usa esses termos mas a ideia é essa.
Os distúrbios mentais patológicos são objetos de estudo da psiquiatria.
os distúrbios mentais saudáveis estão sendo um dos objetos de estudos da psicologia transpessoal.
Como podemos diferenciar entre os patológicos e os saudáveis?
Observando as consequências.
No caso de uma psicose patológica, por exemplo, após o surto e o período de tratamento, o indivíduo retorna a sua "normalidade", a sua vida cotidiana e recupera a sua vida de onde parou. Em casos de vários surtos psicóticos ao longo da vida, o indivíduo pode até mesmo ter a sua mentalidade prejudicada e apresentará debilidades como fala mais lenta que o normal consequente de um raciocínio demorado.
Já no caso de psicose saudável, de emergência espiritual, o sujeito após o surto e o tratamento retornará a sua "normalidade" de uma forma mais saudável, criativa e espontânea do que ele era quando antes de ser acometido pela doença. Até mesmo graves problemas emocionais que antes o afligiam poderão ter sido curados após a sua recuperação do surto.
A psicose saudável poderia ser, então, metaforicamente entendida como um processo de metamorforse.
Pense numa lagarta.
No momento adequado, ela criará um casulo, passará dias e semanas dentro dele sem saber se um dia sairá com vida. Mas a metamorfose é um processo natural na vida da lagarta. Ela precisa passar por isso. Mesmo que a lagarta tenha dúvidas e até sofra com esse processo, ela não pode evitá-lo se quiser evoluir.
E eis que um belo dia a metamorfose se completa. A lagarta sai do casulo como uma borboleta. Agora ela está melhor do que jamais esteve, num patamar no qual as outras lagartas agora não podem mais alcançá-la.
E o mesmo acontece com a pessoa que passa por uma crise de emergência espiritual.
Ela sairá dessa crise de forma renovada e mais saudável do que jamais foi antes.
Pessoas como Eckhart Tolle, autor de O Poder do Agora e até mesmo Paulo de Tarso, apóstolo de Cristo, podem ter passado por um processo de emergência espiritual semelhante antes de se tornarem quem eles se tornaram...







Nenhum comentário:

Postar um comentário