sábado, 7 de janeiro de 2017

Nisargadatta Maharaj - O Eu Está Além da Mente

Resultado de imagem para nisargadatta maharaj


 *Texto extraído do livro: Eu Sou Aquilo de Nisargadatta Maharaj



O Eu Está Além da Mente


"Pergunta: Como uma criança, com frequência, experimentei estados de felicidade completa próximos ao êxtase. Mais tarde eles cessaram. Mas, desde que vim para a Índia, reapareceram. Particularmente, depois que encontrei você. Ainda assim, apesar de serem maravilhosos, esses estados não duram. Eles chegam e se vão. E não se sabe quando voltarão. 

Maharaj: Como algo pode ser estável em uma mente que em si mesma não é estável?

P: Como posso estabilizar a mente?

M: Como pode uma mente instável tornar-se estável? Claro que não pode. É da natureza da mente vagar. Tudo o que você pode fazer é mudar o foco da consciência para Além da Mente.

P: Como isto é feito?

M: Recuse todos os pensamentos exceto um: o pensamento Eu Sou. A mente se rebelará a princípio, mas com paciência e perseverança, cederá e permanecerá quieta. Uma vez que você esteja quieto, as coisas começarão a acontecer espontaneamente e de forma muito natural, sem qualquer interferência de sua parte.

P: Posso evitar esta prolongada batalha com a minha mente?

M: Sim, você pode. Simplesmente viva sua vida como vier, mas muito alerta, vigilante... permitindo que tudo ocorra da maneira que ocorrer, fazendo as coisas naturais do modo natural - sofrendo, gozando... como for a vida. Esta também é uma maneira de viver.

P: Então posso também casar-me, ter filhos, levar um negócio... ser feliz.

M: Claro que sim. Você pode ser feliz ou não. Leve a vida no seu ritmo.

P: Ainda assim eu quero felicidade.

M: A verdadeira felicidade não pode ser encontrada nas coisas que mudam e morrem. O prazer e a dor se alternam inexoravelmente. A felicidade vem do ser e só pode ser achada no ser. Encontre o teu ser (swarupa) e tudo mais virá com ele.

P: Se meu Eu Real é paz e amor, por que sou tão inquieto?

M: Não é que seu Ser Real seja inquieto, mas seu reflexo na mente assim o parece, pois a mente é inquieta. Ela é como o reflexo da lua na água movida pelo vento. O vento do desejo move a mente e o eu, que não é se não reflexo do Eu na mente, parece mutável. Mas essas ideias de movimento, de inquietude, de prazer e dor estão todas na mente. O Eu está além da mente, consciente, mas despreocupado.

P: Como alcançá-lo?

M: Você é o ser aqui e agora. Deixe a mente em paz. Seja consciente e desapegado e você compreenderá que permanecer alerta, mas destacado, observando como os fatos vão e vem, é um aspecto de sua verdadeira natureza.

P: Quais são os outros aspectos?

M:  Os aspectos são infinitos em número. Compreenda um e compreenderá todos.

P: Diga-me algo que possa ajudar-me.

M: Você conhece melhor o que necessita!

P: Estou inquieto. Como posso obter a paz?

M: Para que você necessita a paz?

P: Para ser feliz.

M: Não é feliz agora?

P: Não, não sou.

M: O que o faz infeliz?
 
P: Eu tenho o que não quero e quero o que não tenho.

M: Por que não inverter isto? Queira o que tem e não se preocupe com o que não tem..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário