sábado, 7 de janeiro de 2017

Nisargadatta Maharaj - Pensamentos

Resultado de imagem para nisargadatta maharaj 
*Extraído do site: 
(Altissimamente recomendado!)


Nisargadatta Maharaj

Você tem apenas dois caminhos: 
você pode dar o seu coração e mente à auto-descoberta, 
ou aceitar as minhas palavras com confiança e agir com base nelas. 
Em outras palavras, ou você torna-se completamente autocentrado, 
ou completamente não autocentrado. 
É a palavra “completamente” que é importante. 
Você deve ser extremo para alcançar o Supremo.


Existe um caminho aberto a todos, 
independentemente de seu estágio e estilo de vida. 
Todos estão conscientes de si mesmos. 
O aprofundamento e alargamento da autoconsciência é o caminho real. Quer você chame isso de plena consciência, 
testemunhar, ou apenas atenção – é para todos. 
Ninguém é imaturo para isso e ninguém falhará.


Você não é nada observável ou imaginável. 
No entanto, sem você não pode haver nem percepção nem imaginação. Você observa o coração sentindo, a mente pensando, 
o corpo agindo – o próprio ato de perceber 
mostra que você não é o que percebe. 
Pode haver qualquer experiência, qualquer percepção sem você?


Falando genericamente, 
existem dois caminhos: externo e interno. 
Ou você vive com alguém que conhece a Verdade 
e se submete completamente à sua influência e instrução, 
ou então você busca o guia interior 
e segue a luz interior onde quer que ela o leve. 
Em ambos os casos os seus desejos pessoais 
e medos devem ser desconsiderados. 
Você aprende ou por proximidade ou por investigação, 
o caminho passivo ou ativo.


Rejeite todos os pensamentos exceto um: 
o pensamento “Eu Sou”. 
A mente irá se rebelar no início, 
mas com paciência e perseverança ela sucumbirá e permanecerá quieta. Uma vez que você torne-se silencioso, 
as coisas começarão a acontecer naturalmente e bem naturalmente, 
sem nenhuma interferência de sua parte.


Mantenha em mente o sentimento “Eu Sou”, 
mergulhe nele, até que sua mente e esse sentimento tornem-se um. Através de tentativas repetitivas 
você esbarrará no equilíbrio correto de atenção e afeição, 
e sua mente ficará firmemente estabelecida 
no pensamento-sentimento “Eu Sou”. 
O que quer que faça, diga, ou pense, 
este sentimento de ser imutável 
e terno permanece como o pano de fundo da mente, 
sempre presente.


Se você confia em mim, 
acredite quando eu lhe digo que você é a pura Percepção 
que ilumina o campo da consciência e seus infinitos conteúdos. 
Perceba isso e viva de acordo com tal verdade. 
Se você não acredita em mim, 
então volte-se para dentro e investigue “quem sou eu?” 
ou então concentre sua mente no “Eu Sou”, 
que é o ser puro e simples.


Quaisquer vícios ou fraquezas que nós descobrimos 
e entendemos suas causas e natureza 
é superado pelo nosso próprio saber; 
o inconsciente se dissolve ao emergir ao consciente.


Assim que você perceber 
que a pessoa nada mais é do que uma sombra da realidade, 
mas não a realidade em si, 
você cessa de sofrer e preocupar-se. 
Você concorda em ser guiado de dentro, 
e a vida se torna uma jornada rumo ao desconhecido.


Tudo o que é, sou eu, tudo o que existe, é meu. 
Antes de todos os inícios, após todos os fins – EU SOU.


Para saber o que você é 
você precisa primeiro investigar 
e saber o que você não é. 
E para saber o que você não é 
você precisa observar-se cuidadosamente, 
rejeitando tudo o que não necessariamente acompanha o fato básico: 
Eu Sou”. 
[…] Separe de forma consistente e perseverante o “Eu Sou” 
do “isto” e “aquilo”, e tente sentir o que significa apenas ser, 
sem ser “isto” ou “aquilo”. 
Todos os nossos hábitos vão contra isto, 
e a tarefa de lutar contra eles é longa e às vezes difícil, 
mas a clara compreensão ajuda muito.


Nutrir ideias como “eu sou um pecador” 
ou “eu não sou pecador”, é pecado. 
Identificar-se com o particular é todo o pecado que há. 
O impessoal é real; 
o pessoal surge e desaparece. 
“Eu Sou” é o Ser impessoal. 
“Eu sou isso” é a pessoa. 
A pessoa é relativa, enquanto que o puro Ser é fundamental.


Quando você começa a questionar o seu sonho, 
o despertar não está longe.


Minha experiência é que tudo é felicidade. 
Mas o desejo por felicidade causa dor. 
Assim, a felicidade se torna uma semente de dor. 
Todo o universo de sofrimento nasce do desejo. 
Abandone o desejo por prazer 
e você nem mesmo saberá o que é a dor.


Tudo deve ser levado ao escrutínio 
e o desnecessário deve ser cruelmente destruído. 
Acredite em mim, 
não pode haver destruição demais. 
Pois na Realidade nada possuí valor intrínseco. 
Seja apaixonadamente desapaixonado – isso é tudo.


Assim como o gosto do sal está em todo o grande oceano, 
e cada gota de água do mar carrega o mesmo sabor, 
assim cada experiência me dá o toque da realidade, 
a realização sempre nova de meu próprio ser.


A humildade e o silêncio são essenciais a qualquer buscador, 
por mais avançado que seja.


Na verdade cada passo lhe traz ao seu objetivo, 
porque estar sempre a caminho, 
aprendendo, descobrindo, desdobrando, é seu eterno destino. 
Viver é o único propósito da vida. 
O Eu Real não se identifica com sucesso 
ou fracasso – a própria ideia de tornar-se isso ou aquilo é impensável.


Ninguém jamais falha no Yoga. 
A batalha é sempre ganha, 
pois é uma batalha entre o verdadeiro e o falso. 
O falso não tem chance alguma. 
[…] Tudo é uma questão de ritmo de progresso. 
Os rápidos não são melhores do que os lentos. 
Amadurecimento rápido e amadurecimento devagar se alternam. 
Ambos são naturais e certos. 
[…] Ainda assim, tudo isto está na mente apenas. 
Como eu vejo, não há nada disso. 
No grande espelho da consciência as imagens surgem e desaparecem, 
e apenas a memória lhes dá continuidade. 
E a memória é material – destrutível, perecível, passageira. 
Sobre essa fundação frágil 
nós construímos nosso sentimento de existência pessoal – vago, intermitente, ilusório.


Assim como um homem que tem dor de cabeça 
conhece a dor e também que ele não é a dor, 
eu também conheço o sonho, 
eu sonhando, e eu não sonhando – tudo ao mesmo tempo. 
Eu sou o que sou antes, durante, e depois do sonho. 
Mas o que eu vejo no sonho, isso eu não sou.


A própria ideia de ir além do sonho é ilusória. 
Por que ir a lugar algum? 
Apenas perceba que você está sonhando um sonho que chama de mundo, e pare de procurar por saídas. 
O sonho não é seu problema. 
Seu problema é que você gosta de uma parte do sonho mas não da outra. Ame tudo, ou nada, e pare de reclamar. 
Quando você vir o sonho como um sonho, 
terá feito tudo que é necessário fazer.


Você precisa de maturidade de mente e coração, 
e ela vem através da aplicação esforçada, na sua vida diária, 
de tudo aquilo que você tenha aprendido, por menor que seja.


A vida é o supremo Guru; 
esteja atento a suas lições e obedeça a suas instruções. 
Quando você personaliza a sua fonte, você tem o Guru exterior; 
quando você toma os ensinamentos diretamente da vida, 
o Guru está no interior. 
Lembre, questione-se, reflita, viva com ele, 
ame-o, cresça nele, cresça com ele, 
faça-o seu – o ensinamento de seu Guru, interior ou exterior.


A mente pura vê as coisas como elas são – bolhas na consciência. 
Essas bolhas estão aparecendo, desaparecendo, 
e reaparecendo – sem ter uma existência real. 
Nenhuma causa em particular lhes pode ser apontada, 
já que cada uma é causada por todas e afeta a todas.


O que foi alcançado poderá ser perdido novamente. 
Apenas quando você realizar a verdadeira paz, a paz que nunca perdeu, esta paz permanecerá com você, já que ela nunca esteve longe. 
Ao invés de buscar algo que você não tem, 
descubra aquilo que você nunca perdeu.


A felicidade de ser completamente livre é indescritível.


Esses são todos sinais de um crescimento inevitável. 
Não tenha medo, não resista, não atrase. 
Seja o que você é. 
Não há nada a temer. 
Confie e tente. 
Experimente honestamente. 
Dê uma chance ao seu verdadeiro Ser para que ele molde a sua vida. 
Você não se arrependerá.


O que são o nascimento e a morte 
senão o início e o fim de uma sequência de eventos na consciência? 
(…) Tenha o seu ser fora deste corpo de vida e morte 
e todos os seus problemas cessarão. 
Eles existem porque você acredita que nasceu para morrer. 
Desiluda-se e liberte-se. 
Você não é uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário