22
de novembro de 2013
"Em um estudo realizado em Stanford, com crianças
da sexta-série, testaram o efeito do elogio no comportamento.
O
resultado das crenças mostrou-se muito interessante no
desenvolvimento da aprendizagem.
Executaram um teste relativamente fácil e foram
elogiadas de duas diferentes formas.
A primeira pela sua inteligência
(“nossa, como você é esperto hein!”) e a segunda pelo seu
esforço (“puxa, como você se empenhou!”).
Logo, foi oferecido a
opção de escolher um novo teste.
As crianças elogiadas pela sua inteligência,
escolheram testes semelhantes, já as pela esforço, escolheram
desafios diferentes.
A
explicação está na diferença entre dois conceitos adotados após
receber o elogio.
Pessoas que tem o conceito que são inteligêntes,
tem um profundo impacto na motivação de aprender.
Estudantes que
tem esse conceito se concentram no quanto são inteligentes e assim
preferem atividades em que se saem bem e evitam aquelas em que podem
cometer erros e não se pareçam tão inteligentes.
Em contrate,
pessoas que acreditam em “expansão”, “crescimento”, nesse
novo conceito, gostam de desafiar a si mesmos para aumentar as suas
habilidades, mesmo se falharem na primeira tentativa."
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