sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Mapa Não É O Território

26 de março de 2015

"O Mapa Não É O Território"

Se há um pressuposto na PNL que aprecio, certamente é este:
O Mapa Não é o Território.

Permita-me repití-lo:
O Mapa Não é o teritório.

Sejamos justos e mais específicos... este é um pressuposto de Alfred Korzybski...
Que acredita existir um "estrutura profunda" no ser humano que transcende qualquer palavra que possamos usar para descrevê-la...
Mas ainda assim, continuamos buscando respostas nas descrições, nos mapas de outras pessoas, nas opiniões e conselhos alheios.

E assim, ficamos cada vez mais presos aos mapas e distantes do território... cada vez mais dentro de fantasias e longe da realidade.
Se quero abordar aquela hb... confio no "mapa do mestre PUA"... na estratégia que ele me ensinou.

Mas se a porra da estratégia não funciona... e agora? o que faço? olho para o território ou busco outro mapa? outro conselho de algum outro mestre PUA?

Se há uma parede na minha frente, não importa qual mapa eu esteja usando...
 
O que importa é que eu observe esta parede que se encontra no território...
 
E assim, posso lidar com ela, destruí-la ou contorná-la... e então, prosseguir no meu caminho, desbravando o território.


Nenhum comentário:

Postar um comentário