quinta-feira, 21 de maio de 2015

Viktor Frankl e Logoterapia



Viktor Frankl e Logoterapia 

(Dedicado ao Dr. T)

Campo de concentração de Auschiwitz.

Eis o "berço" de onde nasce a concepção teórica da logoterapia, criada por Viktor F. a partir do que vivenciou no campo de concentração, lugar onde perdeu pai, mãe, irmão, esposa... toda a família com
exceção da irmã.

O prisioneiro passou fome, realizou trabalhos forçados, sentiu frio, sofreu abusos emocionais, viu pessoas morrendo não apenas por não terem suas necessidades básicas satisfeitas, mas também por falta de esperança e angústia existencial.

Sendo torturado física e psicologicamente todos os dias por vários anos, como pôde este homem tirar algo de proveitoso de tal experiência e criar a teoria psicológica que talvez melhor tenha refletido e continue refletindo a condição humana nos séculos XX e XXI?

"Por que não optar pelo suicídio?"
Eis um questionamento comum que passaria na mente de um prisioneiro condenado... e como a mente procura respostas para as perguntas que lhe são feitas, Viktor encontrou a sua.
Por mais miseráveis e nefastas que fossem as condições externas, havia algo no interior deste homem que o fazia continuar lutando frente às diversidades: um propósito.

Para a logoterapia, este é o mal do século: a neurose noogênica, a falta de próposito, o vazio existencial que consome internamente cada indivíduo, sugando suas energias e tornando-o fraco diante das dificuldades da vida.
De fato, logos é uma palavra grega que significa verbo, podendo também ser entendida como razão, não a intelectual, mas razão como princípio cósmico de ordem, ou seja, sentido.O sentido da vida humana não precisa ser criado, apenas descoberto.
O sentido só pode ser descoberto na dimensão noética, a dimensão espiritual que não guarda relação com nenhuma religião.
Assim como o ponteiro da bússola é atraído magneticamente para o norte, o homem é magneticamente atraído pelo seu sentido, por algo muito maior que ele próprio, algo que o faz transcender a si mesmo para que o sentido possa ser realizado.

Como dizia Leslie Brown:

"Se você tiver que cair, caia de costas para o chão;
Pois enquanto puder olhar para um propósito realmente atraente
Você terá forças para levantar e ir atrás dele."


Nenhum comentário:

Postar um comentário