quinta-feira, 21 de maio de 2015

Série: O que é o que é... Reflexão?




Série: O que é o que é...
Reflexão?

Já observou o quanto você olha para si mesmo?
Desperdiçamos tanto tempo olhando os outros, a tv, acidentes na rua, jornais que só propagam sangue e violência...

Observando tanto o mundo externo, conhecemos muito bem as outras pessoas, suas qualidades e seus defeitos. Conhecemos os programas e horários que serão exibidos, os finais de novelas, quem está no paredão do big brother... conhecemos muito bem os casos dos fulanos que mataram a própria família, que estupraram a própria filha ou tantas outras atrocidades noticiadas diariamente que até estão se tornando "normais" em nossa época degenerada.

Mas este não é o tema do dia.
Pelo menos agora, podemos esquecer tudo isso e nos concentrar no que realmente importa: VOCÊ!

Uma das maiores habilidades que proporcionam o auto-desenvolvimento é a reflexão.
Teorias e métodos PUA´s não poderiam ser formulados se não fosse pela capacidade que tais artistas tiveram de refletir sobre si mesmos e sobre os resultados obtidos durante a abordagem...
Apesar de em nossa época ser uma palavra usada como sinônimo de pensar, refletir vem do latim reflectere... significa "voltar para trás".
 
Filosoficamente falando, seria voltar para trás no sentido de olhar outra vez, inclusive para si mesmo.
E voltamos à pergunta inicial: "Já observou o quanto você olha para si mesmo?"

Não. Não estamos falando do quanto você se julga ou do quanto você se condena por erros passados, nem estamos falando do quanto você pensa que poderia ter feito ou dito algo de diferente.
Estamos falando simplesmente do quanto você é capaz de apenas olhar para si, se auto-observar e descrever quem você é ou o que você fez sem nenhuma gota de preconceito.

Há algo de transcendente na mera observação de si.
Geralmente, olhamos para nós mesmos a partir de nossas fantasias, nos vemos pelos "olhos de maya"... na verdade, não nos vemos como somos, mas sim pelos preconceitos e julgamentos que fazemos de nós mesmos.

É muito importante aprender a enxergar a realidade e isso inclui enxergar a si próprio dentro dessa realidade: a própria linguagem corporal e o que ela comunica, o próprio tom de voz, os pensamentos que sobrevoam a mente no momento da experiência e os sentimentos e emoções que os acompanham.

Um olho não pode olhar a si mesmo...
 
Mas se você olhar a si mesmo, algo alquímico acontece, uma transmutação...
 
Aos poucos, você deixa para trás aquilo que é capaz de observar e surge um espaço para que cresça algo novo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário