segunda-feira, 25 de maio de 2015

Rapport Mental



Caçadores de Mentes

(Os comentários abaixo são referentes à cena entre 9:46 - 11:15)

Eis uma cena interessante do filme Caçadores de Mentes.
Um grupo de amigos detetives com alto conhecimento em psicologia, divertindo-se num bar, brincando de rapport mental.

E como construir rapport mental?
Primeiramente, precisamos aprender a construir o rapport tradicional da PNL.

Segundo Joseph O´Connor, o rapport pode ser construído:
Tendo interesse genuíno em outra pessoa;
Sendo curioso quanto a quem é e como pensa;
Estando disposto a ver o mundo a partir do ponto de vista da outra pessoa.

Portanto, o primeiro passo para ser capaz de aprender o rapport mental é ser capaz de cumprir com essas pequenas regras de rapport do O´Connor.
Considerando que você já esteja nesse nível, vamos para o rapport mental.

O segundo passo e um pouco mais avançado do que o primeiro é TORNAR-SE A OUTRA PESSOA.
(Se você ainda não viu, recomendo que veja o post "Gestalt-Terapia Explicada II - O Sonho de Madeline" para entender melhor o rapport mental.)

Na cena de Caçadores de Mentes, o personagem observa uma loira à distância e começa literalmente a torna-se ela:

"Eu sou uma jovem recém saída da faculdade e como vocês podem ver eu tenho um livro aqui na minha bolsa. Meus pais são muito ricos como podem ver... e aquele "j"... onde ele está? ah, está aqui no meu chaveiro... significa que me chamo Jill ou Jenifer. Aqueles são os nomes com "j" mais escolhidos no ano de 1981. Eu gosto de sair com minhas amigas e me divertir, mas na verdade eu sou uma mulher madura, procurando um homem maduro também..."
 
Notem que, assim como Madeline usava termos no presente para tornar-se os objetos de seu sonho, o personagem desta cena do filme usa termos no presente para tornar-se a outra pessoa: "eu sou uma jovem", "eu tenho um livro", "eu gosto de sair", "eu sou uma mulher madura"...

O uso do presente, do aqui-agora, facilita que o personagem de fato se identifique com quem ele está observando;

Uma outra característica que pode incrementar o rapport mental é o uso de leitura fria e deduções sobre a outra pessoa. Na cena, podemos perceber esses casos: "eu tenho um livro aqui na minha bolsa" (deduz-se que acabou  de sair da faculdade), "meus pais são muito ricos" (está bem vestida e com muitos acessórios") 1981 (deduzindo a idade dela)...

Existem formas um pouco mais profundas de se criar o rapport mental, mas por hora, deixo essas 3 regras iniciais:
- aprender o rapport tradicional;
- uso de verbos no presente para gerar identificação;
- leitura fria e deduções do que é observado.

Rapport, identificação e deduções somadas à habilidade de representação monodramática geram resultados bem interessantes...

Um comentário:

  1. Nota: é comum sentir dificuldade no começo graças à resistência psicológica.
    Com a prática, a identificação com outras pessoas e o aumento de empatia pode gerar um rapport mental mais elevado.

    ResponderExcluir