quinta-feira, 21 de maio de 2015

Criando Mudanças - Parte I de III

23 de dezembro de 2014 às 15:19





Criando Mudanças - Parte I de III

(Se você ainda não viu o post "Saindo da Matrix: Saindo Pra Onde, Porra?", dê uma conferida antes de prosseguir.)


Considerações Teóricas
Dizem os cientistas que o cérebro não é capaz de diferenciar o que é real do que é imaginário.
Foi feito um experimento onde se mostrava um objeto para o participante e, através de ressonância magnética, observava-se quais áreas do cérebro eram ativadas.
 
Depois, pedia-se para que o participante imaginasse aquele mesmo objeto com todos os seus detalhes e surpreendemente as mesmas áreas do cérebro eram ativadas conforme a ressonância podia demonstrar.


Prática
Outro experimento muito simples que você pode fazer e constatar por conta própria é simplesmente relembrar o melhor sexo que teve em sua vida (considerando que você tenha uma vida sexual saudável, assim esperamos...).
 
Pare agora e relembre os detalhes, onde foi, as posições, os cheiros, a textura da pele dela, os gritos, tudo o que puder relembrar...
 
Visualizou tudo? O que aconteceu?
Quando feita com intensidade suficiente, a visualização produz mudanças físicas. Você deve ter sentido algum grau de excitação (sendo jovem ou bastante tarado talvez tenha tido até uma ereção...).
 
Conclusão: a mente gera mudanças no corpo, independente do pensamento ser "real" ou "imaginário", "verdadeiro" ou "falso".


PNL E Gestalt
Uma das principais "inspirações" da PNL é a Gestalt-Terapia de Frederick Pearls.
Para essa abordagem gestáltica, o passado não existe, tudo o que existe está no presente, no que eles chamam de "aqui-agora".
 
O presente, o aqui-agora, é o que está em sua consciência neste momento. Você está em pé ou sentado? Respiração profunda ou curta? Tenso ou relaxado? O que se passa em sua mente num dado momento? Pensando nas contas a pagar? Na namorada ou na família? Relembrando o passado ou projetando o futuro?
 
Enfim... o que estiver passando em sua mente agora, está fazendo parte do seu presente, por afetar fisicamente o teu comportamento e Influenciar as tuas emoções.
 
Se quiser promover mudanças, precisará construir um novo presente agora mesmo, novas representações internas e consequentemente novas emoções e novos comportamentos.
 
Para isso, precisará passar por basicamente 2 passos, que chamaremos de:
- Aceitação;
- Inclusão.
No próximo post, trataremos da aceitação e no último, será apresentada uma técnica combinada de visualização/hipnose / auto - sugestão.

Até lá.
Hey, Ho
Let's Go!


Um comentário:

  1. Comecei a escrever alguns textos intitulados "criando mudanças" perto do Natal de 2014. Considero que essas técnicas que tem como base O Método Silva de Controle Mental e a PNL já estão obsoletas pra mim mesmo. Atualmente, prefiro aplicar Gestalt e Psicodrama...

    ResponderExcluir